quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Gisele Bündchen lidera desfile em forma de manifestação!

Olá,

No dia 30 de setembro a grife francesa Chanel entrou na passarela da Paris Fashion Week em clima de manifestação, comandadas por Gisele Bündchen as modelos gritavam palavras de protesto em favor de causas socioambientais. A Chanel abraçou algumas causas e resolveu transformar parte de seu desfile em uma manifestação contra guerras civis, causas ambientais e casamento de pessoas do mesmo sexo.

Gisele que é Embaixadora do Meio Ambiente da ONU aproveitou o momento para fazer alguns alertas sobre o aquecimento global com um megafone nas mãos. Se o planeta contar com o apoio de pessoas influentes como a top model, com certeza conseguiremos resultados mais rapidamente, esses ícones mundiais são formadores de opiniões que refletem em todas as pessoas que os seguem, então nada melhor do que os trazerem para defender as causas socioambientais.

Gisele protestou contra o aquecimento global
Marcas como Chanel também podem ajudar o nosso planeta a mudar, basta criarem campanhas que conscientizem os consumidores a comprar o necessário, oferecerem mecanismos para que o consumidor possa devolver as peças que não tem mais interesse, comercializar ou doar peças usadas e muitas outras ações que podem serem desenvolvidas, o desfile em forma de protesto já foi uma ótima iniciativa da grife. Esperamos que no futuro aparecem mais ações como essas, vindas de outras grifes e que mobilizem outras celebridades influentes.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sacolas plásticas estão proibidas novamente

Olá

A Lei paulistana que em 2011 proibiu a distribuição de sacolas plásticas tem 30 dias para entrar em vigor novamente, após análise feita pelo Tribunal de Justiça de São Paulo que a julgou como justa. A liminar foi suspensa  e agora a Lei pode ser aplicada novamente no Estado de São Paulo.

A Lei 15.374 foi sancionada quando Gilberto Kassab ainda estava na gestão da Prefeitura, mas durou pouco tempo na ativa, rapidamente o Sindicato das Industrias de Materiais Plásticos conseguiu uma liminar para derrubar a nova regulamentação, alegando que o município não tinha competência para regulamentar a matéria relativa ao meio ambiente. Agora derrotados prometem recorrer ao  Superior Tribunal de Justiça para tentarem derrubar novamente a legislação.

As sacolas plásticas foram proibidas novamente 
As sacolas demoram séculos para se decomporem, o que faz com que os ambientes fiquem cada vez mais poluídos com esse tipo de material, principalmente quando falamos da poluição dos mares brasileiros com esse tipo de matéria, que dificilmente são coletadas devido ao alto grau de dificuldade e falta de tecnologias de limpeza. A população terá que se acostumar e buscar formas de substituir as sacolas plásticas que são usadas no dia a dia, uma opção é a compra de sacolas recicladas que são bem mais resistentes, maiores e duráveis, além de serem ambientalmente corretas

Toda mudança gera desconforto e necessita de um bom tempo de adaptação, mas sempre que são cumpridas trazem melhorias, nesse caso estaremos colaborando com o nosso planeta para termos uma melhor qualidade de vida no futuro.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O Dia da Árvore e O Dia Mundial Sem Carro

Olá

Na semana passada foram comemoradas duas datas muito importantes para o nosso desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana, O Dia da Árvore (21/09) e o Dia Mundial Sem Carro (22/09), estas datas estão completamente entrelaçadas e precisam cada vez mais de apoio e de ações de divulgação em massa para que a população mundial desenvolva maior consciência ambiental.


Estas datas estão completamente interligadas pois se diminuirmos o número de carros rodando no nosso planeta e aumentarmos o número de árvores plantadas, teremos uma melhora na qualidade de vida e reduziremos a emissão de CO² na atmosfera, mas para que isso aconteça e traga diferenças, tudo tem que estar muito bem alinhado. O desenvolvimento só irá aparecer se forem criadas soluções sustentáveis para o caos da mobilidade urbana e se os números dos desmatamentos forem reduzidos, caso um dos lados não cumpra sua parte o processo se torna inviável, podendo sobrecarregar a ação das árvores e colocar em xeque as soluções criadas.


Governos precisam investir mais nas divulgações dessas datas, realizando ações de conscientização nas escolas, empresas, comércio e  outros setores durante todo ano, além disso devem ouvir o que os populares tem a propor para essa situação caótica que enfrentamos. Se houver  um plano financeiro, uma gestão de projetos e alinhamento total entre governo e população com certeza o investimento trará ótimos resultados para o planeta e para o governo. Essa ação sem bem planejada, envolverá os 3 pilares mais importantes para atingirmos o desenvolvimento sustentável, o econômico, social e ambiental.

São tantas melhorias que podem surgir caso ocorra essa mudança que podemos ficar aqui por horas escrevendo os benefícios que o planeta teria.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ONU busca acelerar as negociações contra as mudanças climáticas

Olá

Ontem na sede da ONU em Nova York aconteceu a Cúpula Climática, que foi uma reunião que busca acelerar as negociações contra as mudanças climáticas, estavam presentes chefes de estado, líderes empresariais e ambientalistas. Cada dia que passa as emissões se tornam maiores e o tempo de recuperação menor, portanto é necessário envolver todos os setores e definir as novas ações de combate.

A Cúpula também analisou como os países e empresas estão se comportando em meio a esse caos e quais serão suas propostas de mudança para a próxima Conferência, que acontecerá em Paris ano que vem. Apenas ano que vem em Paris será assinado o contrato com as responsabilidades e metas que serão propostas, a ONU já adiantou que possui novos caminhos para que essas emissões sejam reduzidas.

O Aquecimento do Planeta já é uma realidade!
A ONU busca unir os governos, empresas privadas e organizações ambientais nesses encontros, para que eles se alinhem entre si e definam critérios que se encaixem para ambos os lados. Essa interligação é extremamente importante para atingirmos não só as metas de diminuição como também o desenvolvimento sustentável do planeta, com todas essas partes alinhadas os pilares econômicos, sociais e ambientais se desenvolvem mais rapidamente e as ações de combate se tornam mais eficientes.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

As causas da falta de um plano de gerenciamento de resíduos

Olá

Muitos municípios não cumpriram o prazo nem as exigências impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, portanto os problemas com o lixo urbano tendem a piorar caso esse planejamento não seja feito e executado. O governo precisa ser enérgico no cumprimento da lei e procurar se alinhar com as cidades para que eles enxerguem as oportunidades e os incentivos que a lei traz.

As cidades enfrentam grandes problemas com o lixo urbano devido a não elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos que é documento que norteia todas as ações do município em relação ao "lixo"  como, conscientização ambiental, coleta seletiva, transporte, logística reversa e principalmente a definição do investimento necessário para que tudo isso venha à tona. 

Acúmulo de sacos de lixo em cidade da RMC

Alguns municípios já enfrentaram ou enfrentam os problemas causados pelo não planejamento e mal gerenciamento dos resíduos o que implica diretamente na contração de dividas com as empresas coletoras e os aterros sanitários. Essas empresas acabam cessando seus serviços até que o pagamento seja regularizado, com isso os sacos de lixo vão se acumulando nas esquinas e calçadas da cidade como as reclamações dos populares, que além do acúmulo também questionam o mal cheiro.

As prefeituras precisam enxergar esse problema atual para oferecerem um futuro melhor aos moradores e a própria cidade, buscando atingir o desenvolvimento sustentável e se tornar referência nacional, incentivando aqueles que ainda não aderiram essas práticas.




terça-feira, 16 de setembro de 2014

Os Recicláveis no Brasil

Olá

Dados de 2013 mostram que o Brasil conseguiu inserir novamente no mercado 27% dos recicláveis gerados coletados, poupando os aterros sanitários e principalmente os lixões. Agora com a nova política em vigor esse número tende a aumentar cada vez mais, devido aos incentivos e oportunidades que a legislação traz com ela.

Composição dos resíduos no Brasil.
A taxa de reciclagem no Brasil ainda é muito pequena, pois ainda não possuem acesso a grandes tecnologias devido ao alto o custo para obtê-las, e com boa parte dos materiais não sendo coletados e destinados corretamente, o ganho em cima dos recicláveis acaba sendo muito pequeno, não viabilizando um maior investimento. A Política Nacional de Resíduos Sólidos surgiu para acabar com esse gargalo e otimizar as coletas, atingindo todos os geradores, além de disponibilizando mecanismos para alavancagem de investimentos no setor de resíduos.

A Rozus Gestão de Recicláveis entrou nesse mercado para diminuir esse gargalo de 73% que ainda resta e que é considerado um número bastante alto comparado com outros países. Queremos destinar corretamente e recolocar no mercado 100% dos recicláveis que coletamos nos condomínios residenciais, visando oferecer maior qualidade de vida aos brasileiros e oferecer melhores condições sociais e financeiras aos catadores que tiram dos lixões o sustento para suas famílias.


terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Destinação Correta dos Recicláveis

Bom dia!

A destinação correta dos materiais está inteiramente ligada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige que os materiais gerados pós consumo sejam enviados aos responsáveis autorizados em tratá-los e recolocá-los no mercado ou reutilizá-los de forma adequada.

Muitas pessoas já possuem a consciência de descartar corretamente o que geram dentro de suas residências e no trabalho, mas muitas vezes esbarram na dificuldade de encontrar uma empresa ou um ponto de coleta que receba aquele material específico, portanto acabam deixando que o serviço público faça a coleta e destine aquele reciclável aos aterros sanitários, diminuindo a vida útil desse destino final. Além da dificuldade em encontrar o destino correto, existe a indisponibilidade de informações sobre onde descartar, quem recebe esse material e como tratar, esta lacuna precisa ser bastante trabalhada pelo governo para que a legislação funcione. 

O governo pode usufruir de todo o poder de comunicação disponível nos dias atuais para atingir, informar e conscientizar o maior número de pessoas, sobre a importância da destinação correta, disponibilizando uma relação online de empresas ou pontos de coletas aptos a receber tal reciclável e até mesmo ensinar técnicas em que os moradores aprendam a tratar o resíduo dentro de casa, que é o caso do resíduo orgânico. Com Governo e população alinhados, a destinação correta se torna mais fácil e conseqüentemente traz muitos benefícios a todos os envolvidos nessa cadeia.

Listamos alguns dos benefícios para vocês

- Aumento da vida útil dos aterros sanitários.
- Responsabilidade ambiental de todos os envolvidos no setor.
- Aumento da higiene nas áreas do condomínio. 
- Redução dos custos de triagem dos materiais.
- Maior qualidade dos recicláveis.
- Valor agregado ao produto, serviço ou marca
- Redução no desperdício de matéria prima
- A Rozus além de fazer toda a coleta, destinação e gestão dos recicláveis do seu condomínio, oferece um bônus mensal que pode ser usados para abater nos custos básicos mensais, esse benefício não podia faltar de jeito nenhum!

Existem muitos outros benefícios que podemos citar, mas A Rozus acredita que esses são os essenciais para atingirmos o desenvolvimento sustentável e engajarmos o maior número de pessoas para defender essa causa.

Confira nosso site e fique por dentro de nossos serviços.

www.rozus.com.br





quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A importância de estruturar uma coleta seletiva nos condomínios residenciais!

Boa tarde!

A Politica Nacional de Resíduos Sólidos já esta em vigência e uma de suas exigências é o planejamento da coleta seletiva nos condomínios que são considerados grandes geradores, por isso necessitam otimizar esse processo interno para que tudo corra nos conformes, evitando uma possível multa no futuro.

O planejamento desse processo é o mais importante e se encaixa na questão da responsabilidade compartilhada que é parte da Lei, pois ele é o primeiro passo para que todas outras diretrizes funcionem. Com a coleta estruturada e bem executada o trabalho dos coletores será otimizado e refletirá em toda a cadeia, até o reciclável ser recolocado no mercado em forma de matéria prima.

Outra importância esta na questão da destinação, com o material separado corretamente facilita o envio deste aos locais corretos para tratamento, economizando tempo de triagem e garantindo a diminuição de envio de resíduos aos aterros sanitários. Com todas essas ações os condomínios estarão colaborando com o meio ambiente, conscientizando funcionários e moradores, gerando renda, emprego e qualidade de vida para famílias que dependem dos recicláveis para sobreviver, novos negócios e se enquadrando na legislação .

Confira nosso site e saiba mais sobre a Rozus Gestão de Recicláveis
www.rozus.com.br



terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Compostagem dentro dos condomínios!

Boa tarde!

No ultimo post da nossa fan page do Facebook mostramos que a compostagem é uma solução fácil e barata para o condomínio, agora vamos nos aprofundar um pouco mais nessa solução.

Nos condomínios residenciais são geradas grandes quantidades de resíduos orgânicos, que são coletados pela prefeitura e destinado aos aterros sanitários mais próximos, que já estão sobrecarregados. O orgânico é responsável por 52% da composição do lixo no Brasil, ou seja, se o condomínio implantar um projeto de compostagem interno estará solucionando 52% dos seus "problemas" com resíduos, contribuindo com o não envio desse orgânico aos aterros sanitários.

Ciclo da matéria orgânica

Para que a compostagem evolua dentro do condomínio os moradores e funcionários precisam estar engajados com a ação, moradores fazendo corretamente a separação entre orgânico e reciclável e os funcionários operando as composteiras. É necessário um trabalho de conscientização e treinamento do pessoal que estará envolvido, principalmente do responsável pela operação da composteira, pois esse ficará a cargo de acompanhar todo o processo, recomendamos que seja um funcionário do condomínio.

Composteira Orgânica
A compostagem é um processo biológico que transforma resíduos orgânicos em um composto que pode ser usado como adubo nas hortas e jardins das dependências do condomínio, esse processo reduz os custos do condomínio, colabora com o meio ambiente e aumenta o prazo de vida dos aterros sanitários. A cidade de São Paulo já esta com um projeto voltado para compostagem chamado Composta São Paulo e já atingiu mais de 2000 residencias.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Dia do Ciclista!

Bom dia!

Hoje dia 19 de agosto comemorasse o Dia do Ciclista aqui no Brasil, o projeto de se ter uma data para os ciclistas surgiu após a morte de um jovem chamado Pedro Davison, que trafegava pelo Eixo Rodoviário do Distrito Federal e foi atingido fatalmente por um carro desgovernado que ao menos parou para prestar ajuda. O motorista fugiu pois estava com sua carteira de habilitação vencida e trafegava em uma via proibida para carros.

É extremamente importante comemorar uma data como essa, pois os ciclistas podem exigir maior respeito no trânsito para que se sintam mais seguros ao trafegar pelas vias carregadas de nosso país, não tornando-se mais uma vitima como o Pedro. O mais legal de tudo isso esta na colaboração que os ciclistas possuem com o meio ambiente, aquele cara que vai e volta de bike do trabalho já esta deixando de emitir uma boa quantia de CO² na atmosfera e se calcularmos essa diminuição na emissão no longo prazo veremos que o ciclista esta fazendo muito bem sua parte.


Os gestores públicos precisam se dedicar mais aos ciclistas e enxergar a importância deles para o desenvolvimento sustentável do município, muitas vezes o poder público elabora planos gigantescos para tornar uma cidade sustentável e não percebe que se for construído vários quilômetros de ciclovia eles já estarão solucionando uma parte da poluição atmosférica da cidade. Imagine quantas pessoas tem vontade de ir trabalhar de bike, ir ao clube, ir a academia ir a qualquer lugar, mas esbarram no medo de se acidentarem, na falta de respeito dos motoristas e na falta de segurança para trafegar, acreditamos que se houvesse um foco em solucionar esse problema, o numero de ciclista aumentaria drasticamente e beneficiaria a todos. 



Com o problema solucionado o governo poderia trabalhar com campanhas que incentivassem a população a ir de bike para seus compromissos, além de ser uma prática sustentável é extremamente saudável e oferece uma melhora na qualidade de vida do praticante, principalmente daqueles que vivem em cidades grandes tomadas pelo trânsito.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Rozus incia seu primeiro trabalho social!

Boa tarde!

A Rozus concretizou uma parceria com a Casa da Criança Aracy, escola da rede publica de Americana, para conscientizar os alunos e os pais para que separem corretamente os recicláveis e destinem para escola. Após o bate papo de conscientização com os pais a Rozus passará a coletar, destinar, comercializar e gerenciar esse material visando que a escola se torne autossustentável e se enquadre na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esses são os primeiros passos, mas queremos elaborar projetos para reutilização e melhor uso da água, eficiência energética e a escola já contava com um projeto de compostagem iniciado pela Diretora Sandra.

Rozus, professoras e pais do alunos participaram do bate papo

A Rozus elaborou junto com a diretora um plano de gerenciamento de recicláveis, além de um projeto para área onde serão destinados os materiais, nesse plano esta detalhado como irá funcionar todos os processos citados no inicio da matéria. Os alunos levaram em suas agendas um folder explicativo indicando como separar corretamento o material, ou seja, o que pode ser descartado como metal, vidro, papel e plástico, com tudo isso visamos facilitar e otimizar a separação para que o projeto atinja o sucesso desejado.

O maior ganho que se tem com um projeto desse é a conscientização das crianças que frequentam a escola sobre a importância que uma ação dessa tem para o futuro deles, temos que plantar a semente ambientalista nessas crianças para que futuramente as colham em forma de energias limpas, atmosfera menos poluída, fim das secas e cidades autossustentáveis. São aproximadamente 200 crianças de 1 a 6 anos, que somadas aos seus pais e irmãos chegam em torno de 500 pessoas envolvidas na ação que tornará a Casa da Criança Aracy uma referência nacional. Esperamos que essas práticas também sejam aplicadas fora da escola, que atinja todo o bairro e envolva maior numero de pessoas possível.

Gostaríamos de parabenizar a escola e a Diretora Sandra pela bela iniciativa!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Agora a PNRS é para valer!

Boa tarde!

No ultimo sábado entrou em vigor a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios tiveram 4 anos para se enquadrarem nas diretrizes da Lei, mas como se trata de Brasil, muitos gestores públicos não se acertaram e agora estão lançando um pacote de desculpas para acobertarem o que não foi feito. Muitos pedem o prolongamento dos prazos para cumprimento das obrigações, outros dizem que falta dinheiro para implantar tais ações, mas sequer sabem os incentivos que a Lei propõe para o desenvolvimento de tais práticas.

Os responsáveis por verificar se a Lei esta sendo cumprida prometem não mudar os prazos, que já foi muito longo, 4 anos de adaptação, os municípios precisam enxergar a Política como uma forma de se desenvolver, gerar renda, emprego, desenvolvimento sócio econômico e além de tudo colaborarem para o futuro em que os netos, filhos e familiares irão viver. Esperamos que a cobrança seja enérgica e que tudo seja cumprido em seus conformes, sem desculpas e enrolação, como já é de se esperar do setor público brasileiro, que comparado com o privado esta bastante atrasado, pois muitas empresas já buscam soluções sustentáveis para seus resíduos, além de já terem elaborado o plano de gerenciamento deles.

Politica Nacional de Resíduos Sólidos- Lei N° 12.305/2010

A Rozus busca conscientizar o máximo de habitantes onde atua, que são os condomínios, atingindo os diretamente com práticas sustentáveis dentro de suas casas, para posteriormente espalharem esse hábito no trabalho, na empresa e no máximo de lugares possíveis. O primeiro passo é a conscientização e posteriormente irão enxergar as vantagens que a Lei pode oferecer para melhorar o dia-dia e cuidar de nosso planeta. Confiamos na Lei e sabemos que ela será cumprida e que as as desculpas serão deixadas de lado.

#PNRS #sem #desculpas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Grande Evento Ambiental será sediado em Sampa!

Boa tarde!

A Expo Lixo será sediada em São Paulo e nada mais é do que a maior feira de reciclagem da América Latina, se equipará com a IFAT Munich, que ocorreu em maio desse ano. A feira já possui 8 anos de tradição e é organizada pela conceituada revista Reciclagem Moderna, contando com um espaço de 40.000 m² para exposição das mais novas soluções para o mercado de limpeza pública, resíduos urbanos e industriais.

Obs: Como vivemos em um país extremamente atrasado, o evento só será aberto para quem possui empresa do setor e com CNPJ, ou seja quem tem interesse de conhecer para possivelmente investir e gerar emprego, renda e desenvolvimento social econômico e ambiental terá que ficar de fora, pois eles se fecham entre si e não dão oportunidade de quem é fora ter contato com esse mercado, mas isso tem uma explicação; Aqui é Brasil e não Alemanha. A IFAT Munich foi aberta para todos, era apenas chegar e se cadastrar,enquanto isso mais um gol para Alemanha.


Para quem busca lucros nesse setor a presença na feira é imprescindível, pois além das soluções modernas, os participantes também poderão realizar um ótimo networking com os outros participantes, divulgando seus serviços, sua empresa e buscando fechar negócios para expandir suas operações. Alem das exposições a Revista Reciclagem Moderna realizará um congresso para os visitantes debaterem e se informarem sobre o ruma do setor ambiental na América Latina e principalmente no Brasil.

Link do vídeo da ultima ExpoLixo

Informações sobre o evento
Data: 19 a 21 de agosto
Hora: 13h às 20h
Local: Imigrantes Exhibition & Convetion Center - São Paulo


terça-feira, 22 de julho de 2014

Visitando as novas Centrais de Triagem de São Paulo

Boa tarde!

Fomos convidados pelos nossos parceiros cariocas Alan Faria e Rodrigo Faria da Pró Recicle a visitar as novas Centrais Mecanizadas de Triagem que foram inauguradas em São Paulo a menos de 1 mês, passamos pelas plantas da Loga e da Eco Urbis, ambas muito bem equipadas com maquinários de altíssimo nível e tecnologia. Gostaríamos de parabenizar a cidade de São Paulo pelo projeto e esperamos que essa prática seja replicada em todo estado para que consigamos alcançar as metas ambientais.

Ambas as centrais tem capacidade para receber 250 toneladas dia de recicláveis, como foram abertas recentemente ainda não conseguem operar com esse volume, além da população não ter total consciência sobre o quão importante é a separação desse material dentro de casa. A primeira planta que visitamos é administrada pela Loga, que também é responsável por uma parte da coleta da cidade de São Paulo, estão operando a 1 mês e conseguem triar 30 toneladas dia, já a planta da Eco Urbis quem também presta serviço de coleta é novíssima, foi inaugurada semana passada e esta iniciando suas operações de triagem. 

Planta da Loga - CTM e Estação de Transbordo
Todas as plantas empregam ex-catadores e estão equipadas com maquinas alemãs, espanholas, francesas e italianas de altíssima qualidade e tecnologia, durante nossa passagem pela IFAT Munich, conseguimos dar uma olhada no stand dessas gigantes da reciclagem que forneceram suas tecnologias para beneficiar a reciclagem em São Paulo. Infelizmente era proibido fotografar dentro das centrais.

Planta da Eco Urbis - CTM 

A Cidade de São Paulo já começou a se mobilizar para atingir suas metas ambientais e até 2016 pretendem inaugurar mais duas centrais e dobrar o número de toneladas triadas por dia e incentivar as cooperativas de São Paulo a desenvolverem um ótimo trabalho.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Fujisawa! A Cidade Sustentável e Inteligente

Boa tarde!

A Panasonic e mais outras 8 grandes empresas japonesas se uniram para construir a incrível Cidade Sustentável de Fujisawa, que fica localizada a 50 km da capital Tóquio. A Cidade foi construída nos antigos complexos de fábricas da Panasonic e conta com mais de 200 mil metros quadrados, abrigando cerca de 1000 famílias

Projeção de Fujisawa
A Panasonic e suas 8 parceiras participam de um programa de recuperação das áreas atingidas pelo tsunami e terremoto, e uma parte desse programa é a construção da Cidade Sustentável e Inteligente, que visa a consciência ecológica e energética. As Panahomes, que são as casas pré fabricadas feitas pela própria Panasonic, contam com painéis solares nos telhados, que são responsáveis por abastecer a casa com energia e o que não for utilizado é armazenado em uma bateria externa. Os transportes são feitos todos por veículos elétricos e toda cidade é controlada por sensores em rede(smart grid) que são responsáveis pela iluminação pública e por não haver desperdício de energia.

Panahomes com os painéis solares e bateria de armazenamento
O Projeto busca mostrar que com as tecnologias verdes atuais é possível reduzir os danos ao meio ambiente e tornar-se mais auto-suficiente, espera-se replicar esse modelo de cidade por todo Japão e posteriormente pelo mundo. Um dado que prova a redução de danos é que através da "inteligência" da cidade, a emissão de CO² é reduzida em até 70%.

Link para vídeo de divulgação da Cidade

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Na era da comunicação falta informação - Brasil

Boa tarde!

Muitos atualmente já estão envolvidos com as questões ambientais, principalmente o setor privado que é um dos setores que causam maior dano, poder público também esta engajado, mas ainda deixa muito a desejar e o terceiro setor é onde existe maior envolvimento a essas questões. Todos esses envolvidos possuem muitas facilidades para ter informações de como tratar seus resíduos, como destinar, reutilizar, separar e a muitas outras ações relacionadas.

Essas informações importantíssimas acabam não chegando a grande parte da população, que continua sem saber o que fazer com seus resíduos, dificultando ainda mais a conscientização de todos e o atingimento de metas ambientais em geral. Um grande culpado por essa lacuna é o Governo Brasileiro que não cria mecanismos eficientes ou campanhas sérias para que essa parte da população consiga ter acesso a esses dados e assim otimizarem suas ações e pensarem duas vezes antes de jogar "lixo" nas ruas.

Um grande exemplo disso é que a grande maioria ainda não conhece a Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305, que entra em vigor no próximo dia 2 e irá regularizar o setor de resíduos no país, se grande parte soubesse sobre a lei e as oportunidades que ela traz a implementação seria muito mais fácil e muito mais eficiente, mas o Governo é muito falho e dificulta a chegada dessa informação a populações que são desprovidas de acessibilidade.

Esta lei gera empregos, renda, desenvolvimento sustentável, melhoras na condição de vida, atrai investimentos, dá incentivos e regulariza as ações relacionadas aos resíduos. Procurem se informar não apenas por essa lei, mas sim por muitas outras que existem e vocês nem imaginam, as vezes ali está sua oportunidade para mudar de vida.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Compostagem nos Condomínios!

Boa tarde!

Vamos comentar hoje sobre uma solução prática de destinação dos resíduos orgânicos gerados nos condomínios residenciais.

Os resíduos orgânicos são restos de alimento e compõem a maior parte do "lixo" domiciliar, são coletados pelo serviço da Prefeitura do Município e destinados na maioria das vezes para o Aterro Sanitário mais próximo para reduzir os gastos. Como muitas prefeituras não enxergam o potencial reciclável do resíduo orgânico, acabam desperdiçando essa matéria prima extremamente rica, destinando-os aos aterros sanitários que estão sobrecarregados.

Uma simples explicação sobre compostagem!


Os condomínios podem mudar esse destino através da compostagem dos resíduos orgânicos, que é um conjunto de técnicas utilizadas para acelerar a decomposição de materiais orgânicos e quando finalizado todo processo, obtêm-se uma matéria rica em substancias húmicas e minerais nutritivos. Depende unica e exclusivamente do condomínio para que isso seja colocado em prática, não requer muito tempo e nem muito investimento e de retorno você terá adubo orgânico, que poderá ser utilizado para os serviços internos de jardinagem, reduzindo seus custos com esse tipo de matéria prima. Se o condomínio não tiver interesse pelo menos pode certificar-se de que estão destinando corretamente o resíduo e que ele será reutilizado.

Ciclo do resíduo orgânico

Em São Paulo esta prática já esta se tornando uma política publica e isso ajuda a disseminar mais ainda essa ação, além de conscientizar um numero maior de pessoas e descarregar os aterros sanitários. Existem muitas vantagens com esse processo e algumas são : geração de renda, geração de empregos, desenvolvimento sustentável e a cooperação ambiental. No Brasil existem muitas usinas de compostagem, porém a maioria esta inoperante, esperamos que com a Política Nacional de Resíduos Sólidos todas voltem a funcionar para confirmar as vantagens citadas acima.



Segue o link sobre o Projeto " Composta São Paulo "


quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Coleta Residencial

Boa tarde!

A coleta residencial é um assunto bastante importante quando vinculado a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sem um ótimo processo de coleta os passos seguintes da lei não serão cumpridos e as informações necessárias não serão captadas. O processo logístico deve estar completamente alinhado para que o gerador não pague por um erro de seu coletor, por isso a lei sustenta a responsabilidade compartilhada.


A coleta residencial é um processo chave na captação de informações que são solicitadas pela Lei 12.305 como o que foi recolhido, quanto foi recolhido, para onde foi e quem recolheu, ela esta envolvida diretamente com todas essas ações por isso não pode ser falha. Além disso a destinação desses materiais necessita ser para empresas autorizadas a reciclá-los e a recolocá-los no mercado de matérias primas novamente.

Nos dias atuais essa atividade é feita por coletores autônomos e a maioria não documentado, são neles que os síndicos precisam ficar ligados, questionando se eles realmente estão dentro da Lei, sua higiene, seu material de trabalho e o EPI. Tudo isso é necessário para que a responsabilidade compartilhada funcione, a partir do momento que o material é retirado do condomínio, o coletor tem que levá-lo até o lugar correto e em segurança, caso contrário quem será multado segundo a Lei 12.305 é o gerador, portanto o coletor precisa estar apto a fazer toda essa logística e não colocar seu cliente em risco.



A Rozus esta apta a fazer isso para você síndico, poupando-o de todas as dores de cabeça com os recicláveis e ainda por cima gerando uma renda extra com a comercialização dos materiais coletados que futuramente serão utilizados para abater alguns gastos mensais. Vamos buscar o desenvolvimento sustentável dentro dos condomínios e conscientizar o maior numero de moradores possível, para que esses conscientizem suas rodas de amigo e assim consequentemente.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Novo bicicletário será entregue em São Paulo

Bom dia !

Um novo bicicletário publico será inaugurado no Largo da Batata em São Paulo, com capacidade para estacionar 102 bicicletas, além de vestiário e banheiro, para utilizar o local os populares terão que fazer um cadastro. Será disponibilizado também algumas ferramentas para manutenção das bikes e o Projeto Bike Sampa disponibilizará algumas bicicletas no local, que funcionará 24 horas por dia.

Projeto Bicicletário
Após um abaixo-assinado com 23 mil assinaturas, o projeto foi aprovado e um contrato entre Prefeitura e Itáu Unibanco foi assinado, responsabilizando o banco a administrar o local por 36 meses e a Subprefeitura de Pinheiros a fiscalizar os termos contratuais. O espaço será entregue até o final de julho e o usuário poderá fazer o cadastro no local.

O bicicletário ajudará a interligar a estação de metrô Faria Lima com a ciclovia do Rio Pinheiros que quando pronta terá 37 Km de extensão e contará muito para a disseminação desta prática sustentável.

#rozus #bicicletário #bikesampa

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Consciência ambiental dos Japoneses!

Boa tarde!

Como prometido vamos comentar sobre a atitude dos japoneses dentro dos estádios brasileiros, que surpreendeu a todos e repercutiu na imprensa mundial.

No fim da partida entre Japão e Grécia os japoneses nos surpreenderam novamente recolhendo o lixo que foi gerado durante o jogo, facilitando assim o trabalho das equipes de limpeza e mostrando a consciência do povo nipônico para o mundo e principalmente para o brasileiro. No Japão esta ação é extremamente comum, ao fim das partidas os espectadores coletam grande parte do lixo gerado e levam até alguns pontos de coleta que ficam espalhados pelo estádio para facilitar o descarte correto.

Japoneses fazem a coleta do lixo gerado durante partida da Copa
Mas isso não acontece apenas nos estádios japoneses, na capital Tóquio que conta com 13 milhões de habitantes, dificilmente se encontra lixo espalhado pelas ruas e calçadas, claro que se você olhar atentamente irá encontrar alguns restos mínimos, mas como a consciência ambiental do povo é muito avançada, eles enxergam essa ação como uma responsabilidade. Além da consciência, existem punições para o popular que for flagrado descartando lixo nas ruas da capital, e esta lei realmente é cumprida pela administração publica.

Como o Governo Brasileiro não enxergou a Copa do Mundo como uma oportunidade de melhorar a infraestrutura, transporte, educação e saúde do país, nós cidadãos devemos cumprir nossa parte,
analisando boas atitudes estrangeiras como a dos japoneses e tentar replicar em nosso dia a dia, claro que isso precisaria ser moldado para os nossos padrões, mas se não começarmos a pensar diferente sobre o futuro do país e do meio ambiente, nunca sairemos do lugar e seremos um eterno emergente.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Condomínio residencial em Fortaleza é obrigado a contratar coleta

Boa tarde!

A Prefeitura Municipal de Fortaleza obrigou um condomínio residencial composto por 168 apartamentos a contratar um empresa privada para coletar o resíduo gerado internamente. De acordo com o Engenheiro da Diretoria de Resíduos Sólidos, esse apenas um exemplo dos vários condomínios que se enquadram como grandes geradores. Segundo a Secretaria Executiva Regional I e II mais de 170 condomínios foram notificados por gerarem cerca de 50 quilos de lixo por dia.

Os condomínios não podem esperar uma ação da Prefeitura de seus municípios para legalizar e otimizar a questão dos resíduos internamente gerados, por isso a contratação de uma empresa privada para a coleta seria uma solução mais rápida e muito menos burocrática e além disso estarão se precavendo de multas. Existem empresas cobrando preços exorbitantes para prestar esse tipo de serviço, o que acaba inviabilizando um contrato com dos condomínios, que muitas vezes possuem um orçamento bastante apertado.

A Rozus mantém seu foco totalmente voltado para condomínios residenciais e comerciais e busca otimizar todos os processos relacionados aos recicláveis que são gerados internamente, trazendo maior conforto, higiene, conscientização dos condôminos e evitando principalmente as possíveis multas previstas na Lei 12.305, popularmente conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos.

#rozus #grandesgeradores #condomínios #residencias #comerciais #aquiérozus

terça-feira, 10 de junho de 2014

A Destinação dos resíduos de condomínio

Boa tarde!

Os condomínios residenciais possuem duas ótimas opções de destinação para os resíduos que são gerados internamente, são elas: Cooperativa de Reciclagem ou Comerciantes de Material.

Cooperativa de Reciclagem

Caso o condomínio destine seus recicláveis para as cooperativas ele estará colaborando com o desenvolvimento social de sua cidade, pois será gerado mais empregos, renda e desenvolvimento do bairro onde a cooperativa estiver instalada, com esses incentivos o cooperado se motivará a crescer profissionalmente e pessoalmente e quem sabe se tornar um empreendedor do setor.

Comércio de Recicláveis

Caso o condomínio prefira destinar seus resíduos a um comerciante ele terá o benefício financeiro, alguns condomínios já praticam essa ação que pode ajudar a abater alguns custos mensais. O problema é que não é aceito qualquer tipo de reciclável, eles precisam estar em boas condições e separados para que a compra seja efetuada.

Indicação Rozus

Caso nosso cliente não possua um destino ainda, nós indicamos a cooperativa, pois queremos estimular e dar a oportunidade desse setor se desenvolver profissionalmente para atingirem seus objetivos e o desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente


Bom dia!

Hoje dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, as comemorações iniciaram-se em 1972 visando estimular a população mundial e os governos a preservarem e protegerem o meio ambiente e também expor os perigos que podem ocorrer caso essas ações sejam deixadas de lado.

Esta data foi escolhida devido a 1° Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente ter iniciado-se em Estocolmo no dia 05 de junho de 1972, a Conferência durou 16 dias e estabeleceu metas ambientais mundiais. No dia da comemoração as Nações Unidas lança um tema para ser debatido, para que novas idéias de preservação, proteção e conscientização sejam criadas.

Tema de 2014

" O Planeta Terra é a ilha compartilhada por todos nós. Devemos nos unir para protegê-la"

A cidade de Americana esta realizando a Semana do Meio Ambiente, que é um grande movimento de conscientização da população, muitas ações ocorrem nas escolas para que os alunos já se habituem com as questões ambientais. A semana conta ainda com  palestras sobre diversos temas, exposições e inclui até inspeção veicular grátis na principal avenida de Americana.

Esta data é bastante importante, mas precisa ser mais divulgada pelos meios de comunicação, principalmente aqueles ligados ao meio ambiente, muitas pessoas nem imaginam a existência desta data. As ações precisam ganhar mais força para atingir as metas desejadas e para isso devemos entrelaçar uma ótima comunicação com ótimas ações ambientais.

#semanadomeioambiente #diadomeioambiente #comemoração #conscientização

Link da Semana de Meio Ambiente de Americana

https://www.facebook.com/events/596282537153454/?ref_dashboard_filter=upcoming

terça-feira, 3 de junho de 2014

Condomínios e a Politica Nacional

Boa tarde!

Com a Política Nacional de Resíduos á vista, os condomínios residências precisam se acelerar para se enquadrarem nas exigências postas pela Lei, pois são considerados grandes geradores, mas é claro que ainda falta muita informação aos síndicos e moradores, sobre como vai funcionar essa política e quais serão as obrigações dos condomínios. Muitos já fazem a separação do material visando facilitar o trabalho do coletor e separador, além de tudo contribuem para higiene do condomínio.

Existem dois problemas que afetam esse tipo de gerador, um deles é a falta de interesse do morador em separar os materiais antes de depositá-lo na área destinada, o que acaba dificultando o trabalho posterior, o outro problema é exatamente o serviço de coleta, que é extremamente falho, o coletor não tem hora nem dia certo para recolher e muitas vezes ficam inúmeros dias sem aparecer, prejudicando a higiene do condomínio. 



Para solucionar o problema com os moradores basta conversar, informar, mostrar as vantagens e quando a maioria estiver conscientizada, os próprios cobrarão o infrator, já na questão coletor, precisa-se de profissionalização, otimização de serviços e compromisso com o cliente, caso não haja isso melhor contratar outro profissional.


O foco da Rozus Gestão de Recicláveis são os condomínios, prestamos todo este serviço de conscientização, projeto de gestão de resíduos, modernização da área destinada aos resíduos, coleta e feedback mensal sobre o que foi gerado e para onde foi, fazendo com que o condomínio se enquadre em todas as exigências da lei e contribua para desenvolvimento sustentável da cidade.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Munique Sustentável !

Bom dia!

Munique, com certeza é o exemplo do que pensamos sobre a Alemanha, extrema organização, limpeza e um funcionamento invejável, que deixaria qualquer brasileiro impressionado, mas qual o motivo desse post?

Organização e Funcionamento

Essas duas palavras são completamente interligadas, quando se fala sobre Munique, para que exista um ótimo funcionamento da cidade, necessita-se de organização, e não apenas dos administradores públicos, mas também dos cidadãos. Tudo em Munique esta interligado, você consegue ir para onde quiser, sem enfrentar trânsito, lotação e qualquer adversidade que seria encontrada no Brasil, além de possuir uma ótima sinalização, facilitando a sua chegada ao lugar desejado, todas essas vantagens, são frutos de uma organização muito séria.

Limpeza e Arborização Urbana

Uma cidade bastante limpa e conscientizada sobre os danos que o lixo pode causar, mas mesmo assim você ainda encontrará algumas coisas jogadas pela rua, que rapidamente são coletadas pelo serviço público, que toda noite limpa a cidade, com seus caminhões extremamente tecnológicos e sustentáveis, mas acima de tudo isso esta a consciência do cidadão. Munique é bastante arborizada, muitos caminhos cobertos com árvores, jardins espalhados pela cidade e praças arborizadas, tornando o ar da cidade mais limpo e melhor para se respirar, além de fazer sua parte quando se trata da emissão de CO² na atmosfera.

Vista Aérea de Munique
Conclusão

Esses quatro pontos citados acima, são importantíssimos para que a sustentabilidade seja atingida, estão completamente interligados, e sem um deles não é possível atingir as metas socioeconômicas e ambientais que o mundo deseja, países que ainda estão atrasados nesse assunto, poderiam replicar o modelo Munique em suas cidades, começando com um piloto, para que depois fosse passado para as cidades maiores e assim sucessivamente, mas é claro que algumas ações teriam que ser adaptadas e outras seriam de longo prazo, mas a tentativa é extremamente válida.

#rozus #munique #munchen #sustentável #futuro #rozusgestão #cidadeverde

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O que rolou na IFAT

Bom dia!

Como a feira foi gigantesca, seria necessário muitos posts, para contar tudo o que rolou entre os dias 5 a 9 de maio, mas vamos dar uma resumida a partir do mapa da IFAT, assim vocês poderão imaginar mais ou menos o tamanho, que é umas dez vezes maior que o Anhembi

Mapa da IFAT

A feira contava com 16 pavilhões e os setores eram divididos por cores, como se pode ver na legenda, além dos pavilhões, haviam demonstrações ao vivo e dois fóruns para discussão de assuntos ambientais atuais.

O que tinha em cada pavilhão?

Água - Tecnologias para tratamento da água, melhor utilização, reaproveitamento, máxima eficiência e fórum para discussão.

Resíduos - Inúmeras tecnologias para tratamento, reciclagem, reaproveitamento de resíduos, dos mais diversos tipos, além de geração de energia envolvido na maioria dos processos citados acima.

Limpeza - Grandes veículos e superestruturas destinados a limpeza das cidades e de rodovias.

Ao vivo - Caminhões em ação, Reciclagem de carros e Reciclagem de materiais de construção.

Basicamente era essa a divisão da feira, se vocês observarem a imagem, terão uma definição melhor.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Estamos de Volta!

Bom dia!


Ficamos alguns dias sem escrever, devido a participação da Rozus, na IFAT, a maior feira de tecnologias para reciclagem e tratamento de efluentes, do mundo.

Estamos com muitas novidades e fizemos contatos muito bons para o desenvolvimento de nossa empresa em parceria com as estrangeiras. A feira foi sensacional, empresas e visitantes do mundo inteiro, oferecendo e vendo o que há de melhor nesse setor, quem tiver a oportunidade de comparecer na de 2016, aproveite.

Esse é Andrew, CEO of Sunlight Environment Technology, conversamos bastante, e provavelmente traremos grandes soluções para o Brasil, mas no momento é tudo confidencial.

Lucca (Rozus) e Andrew (Sunlight)

A Sunlight é um empresa chinesa, que atua fortemente no setor de reciclagem de eletroeletrônicos, mas também já oferece solução para outros tipos de resíduos.

Esta feira nos proporcionou maior conhecimento do mercado e muitas oportunidades, que certamente se concretizarão e ajudarão na evolução de nosso país.

terça-feira, 29 de abril de 2014

A Rozus participará da maior feira de gerenciamento de resíduos do MUNDO!

Boa noite!

Na próxima segunda estará iniciando em Munique, a maior feira de gerenciamento de resíduos e água, além das mais novas tecnologias para resolver os problemas causados pela grande geração. A feira chamada IFAT Entsorga, contará com mais 2500 expositores, palestras, debates e grandes possibilidades de concretização de negócios.

A Rozus Gestão de Recicláveis marcara presença neste importante evento, e trará ao Brasil tudo que há de inovação e tecnologia no setor ambiental do Velho Continente. Durante a feira vamos postar matérias sobre o dia a dia e as novidades.

Mais de 125 mil pessoas passaram pela feira esse ano, e a Rozus enxerga isso como uma grande oportunidade de se desenvolver e se diferenciar neste setor, pretendemos criar bons laços na Europa, para manter nossos clientes atualizados tecnologicamente e posteriormente expandir nossas operações até lá.

IFAT
http://www.ifat.de/en/

Até mais

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Lixeiras de R$ 8 mil chegam a São Paulo

Boa tarde!

A cidade de São Paulo recebeu essa semana 5 lixeiras inteligentes, mais conhecidas como Big Belly, que operam através de energia solar, basta 8 horas de banho de sol, para compactar até 600 litros de resíduos recicláveis e funcionar durante todo o mês. Além disso possui um software, que gerencia sua capacidade e 
aumenta a eficiência das rotas de coleta transmitindo essas informações via SMS.


Cada uma custou cerca de R$ 8 mil e foram instaladas em áreas nobres de São Paulo e fazem parte de um projeto piloto que esta sendo realizado pela Inova Gestão de Serviços Urbanos em parceria com os lojistas da área.


Muito interessante a Big Belly, espero que esse projeto evolua e consiga conscientizar ainda mais os populares, que poderão depositar apenas materiais recicláveis, além disso outro ponto importante é o aumento da eficiência das rotas de coleta, que pode acarretar em uma diminuição do uso de combustíveis e da emissão de CO² na atmosfera.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Vagas de carro, transformam-se em miniparques em São Paulo

Boa tarde!

Ficamos algum tempo sem postar, devido ao feriado.

Ocupando o lugar de uma vaga, os parklets oferecem um espaço para os populares relaxarem, lerem um livro, conversar e até mesmo guardarem bicicletas. Essa ação é bem popular em San Francisco, mas já se disseminou pelo mundo, e agora chega a São Paulo.

Os parklets podem ser construídos por qualquer pessoa, física ou jurídica, basta entrar com um pedido junto as subprefeituras de São Paulo e aguardar a autorização, o poder publico também pode desenvolver essas áreas. Mais conhecidas como Zona Verde em São Paulo, os parklets ajudam a deixar o ambiente mais humano e menos caótico, e acima de tudo visam a socialização dos populares em meio a correria do dia a dia.

Esses espaços sempre serão públicos, como o que foi desenvolvido durante os meses de agosto e outubro, por ocasião da Design Weekend e da 10° Bienal de Arquitetura.

Parklet construído em São Paulo

Participaram do projeto, o Instituto Mobilidade Verde, Grupo Design OK, o Gentilezas Urbanas do SECOVI-SP e os escritórios de arquitetura ZOOM e H2C.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Se essa Lei pega hein!

Boa noite!

Desde o início de abril, a Prefeitura de Porto Alegre, vem fiscalizando e multando rigorosamente os cidadãos que descartam seus resíduos incorretamente, jogando os na calçada, parque, gramado. As multas podem ultrapassar os 4 mil reais e fazem parte das novas regras do Código Municipal de Limpeza da Capital.

As multas podem ultrapassar os R$ 4 mil

As regras valem para toda a cidade, mas as ações estão mais reforçadas nas ruas do centro. Os agentes podem utilizar-se de provas materiais e tecnologias como, câmeras de segurança de residências, comércios e até mesmo o Centro Integrado de Comando (CEIC) da própria cidade. Rio de Janeiro e Alvorada, um município do Rio Grande do Sul, também adotaram essa Lei.

A Prefeitura já disponibilizou material informativo a população, atualizando-os sobre como irá funcionar a nova regra e como serão aplicadas as multas. A pessoa multada, tem 15 dias para apresentar defesa ou efetuar o pagamento, caso apresente defesa, será analisado por uma comissão julgadora, que definirá o desfecho deste processo. Caso as multas sejam pagas, 20% do total será direcionado para projetos de educação ecológica.

Infelizmente essa é a unica forma de conscientizar a maior parte dos brasileiros, que só tomam a atitude correta, quando são atingidos no bolso.

Valor das Multas

Leve - R$ 263,82
Média - R$ 527,65
Grave - R$ 2110,60
Gravíssima - R$ 4221,21

Até mais!


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Praça Victor Civita - São Paulo

Boa tarde!

Ultima matéria sobre as visitas em São Paulo!

Hoje vamos comentar um pouco sobre a Praça Victor Civita, que está localizada onde funcionava o antigo Incinerador da Cidade de São Paulo, e por sinal é atrás do Edifício da Abril, na Marginal Pinheiros.

Após a desativação do incinerador, uma cooperativa de catadores assumiu o local e durante esse processo foram realizadas análises de solo, água, vegetação e das construções do terreno, e foram detectadas algumas contaminações. Foi elaborado um "Termo de Referência para Reabilitação do Antigo Incinerador Pinheiros", para definir as providências e precauções que deveriam ser tomadas para recuperar aquela área, com o compromisso de transforma-lá em espaço publico, seguro para população.

Constatada a contaminação a Cooperativa teve que se transferir de local e no dia 9 de fevereiro de 2007 o Grupo Abril assinou um termo de cooperação junto a Prefeitura, para restaurar o local e oferecer atividades culturais e esportivas. Atualmente a praça já esta revigorada e funcionando, mas alguns pontos ainda são inacessíveis aos populares que a frequentam.

A praça tem um enorme piso suspenso, hortas, exposição sobre como foi processo de transformação, auditório aberto e ainda possui a estrutura do incinerador. O pessoal aparece por lá para dar uma descansada pós almoço, se entreter, conhecer e muitas outras atividades.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Antigo Incinerador de São Paulo!

Boa tarde!

Hoje, vamos contar sobre mais uma visita técnica, que a Rozus realizou em São Paulo, dessa vez o lugar foi, o antigo incinerador da cidade, que esta localizado logo atrás do prédio da Abril.

O Incinerador, estava completamente contaminado, pois nele eram queimados plásticos e materiais hospitalares, e para piorar ele não possuía os filtros necessários para retenção dos elementos nocivos.



Como funcionava o Incinerador:

Coleta- Os veículos de coleta eram pesados em uma balança na entrada do terreno, logo depois descarregavam o lixo no piso térreo do prédio.

Transporte- Uma garra persa a uma ponte rolante descia pelo fosso, no centro do prédio, coletava e misturava o lixo, transportando-o até o funil de alimentação do forno.

Queima- No forno existia uma grelha responsável pela combustão. Um pilão dentro do forno agitava a massa de lixo para torna-lá mais homogênea.

Cinzas- Por fim, a grelha era virada de ponta cabeça para que as cinzas caíssem e fossem retiradas pelos funcionários.

O incinerador foi desativado e agora se tornou uma praça bastante interessante, que vamos contar mais sobre ela no post de quarta feira.A incineração é alvo de muitas críticas, pois neste processo são queimados muitos materiais que poderiam ser reutilizados, reciclados e colaborariam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Visita ao Aterro Sanitário Essencis

Bom dia!

Aterro Sanitário Classe II A e B
Na ultima quarta feira, a Rozus realizou uma visita técnica a um dos Aterro Sanitários, administrados pela Essencis, que esta localizado em Caieiras, no KM 33 da Bandeirantes. Lá fomos recebidos pelo Murilo, que é responsável pela Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente(QSMA), ele nos guiou por todo o aterro, mostrando todas unidades de reciclagem, descontaminação de solo, acondicionamento, tratamento, além é claro, da área onde são aterrados os resíduos IIA e IIB. O Aterro também recebe resíduos Classe I.



Estação de Biogás
O Aterro é composto por:

-Laboratório
-Aterro Classe I
-Aterro Classe II
-Lago de Águas Pluviais
-Biogás
-Tratamento de Chorume- O chorume é destinado a Sabesp
-Biogás e Termoelétricas( futuras instalações)
-Dessorção Térmica (TDU)- Descontaminação de solos
-Recuperação de Metais
-Armazenamento de Resíduos
-Sede Administrativa
-Cinturão Verde
-Centro de Ecoeficiência e Viveiro
-Manufatura Reversa




A área do aterro é extremamente grande, e possui uma logística muito bem elaborada, além de ser muito bem administrado e estruturado. A Essencis, procura reaproveitar tudo que é gerado lá dentro, visando alcançar o desenvolvimento sustentável, um bom exemplo é a captação de gás para geração de energia renovável, que futuramente poderá ser comercializada para as regiões próximas ao aterro.


                                      
Descontaminação de Solo (TDU)
Lagoa de Chorume


Solo acondicionado á espera do tratamento