Como prometido vamos comentar sobre a atitude dos japoneses dentro dos estádios brasileiros, que surpreendeu a todos e repercutiu na imprensa mundial.
No fim da partida entre Japão e Grécia os japoneses nos surpreenderam novamente recolhendo o lixo que foi gerado durante o jogo, facilitando assim o trabalho das equipes de limpeza e mostrando a consciência do povo nipônico para o mundo e principalmente para o brasileiro. No Japão esta ação é extremamente comum, ao fim das partidas os espectadores coletam grande parte do lixo gerado e levam até alguns pontos de coleta que ficam espalhados pelo estádio para facilitar o descarte correto.
![]() |
Japoneses fazem a coleta do lixo gerado durante partida da Copa |
Mas isso não acontece apenas nos estádios japoneses, na capital Tóquio que conta com 13 milhões de habitantes, dificilmente se encontra lixo espalhado pelas ruas e calçadas, claro que se você olhar atentamente irá encontrar alguns restos mínimos, mas como a consciência ambiental do povo é muito avançada, eles enxergam essa ação como uma responsabilidade. Além da consciência, existem punições para o popular que for flagrado descartando lixo nas ruas da capital, e esta lei realmente é cumprida pela administração publica.
Como o Governo Brasileiro não enxergou a Copa do Mundo como uma oportunidade de melhorar a infraestrutura, transporte, educação e saúde do país, nós cidadãos devemos cumprir nossa parte,
analisando boas atitudes estrangeiras como a dos japoneses e tentar replicar em nosso dia a dia, claro que isso precisaria ser moldado para os nossos padrões, mas se não começarmos a pensar diferente sobre o futuro do país e do meio ambiente, nunca sairemos do lugar e seremos um eterno emergente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário