No ultimo sábado entrou em vigor a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios tiveram 4 anos para se enquadrarem nas diretrizes da Lei, mas como se trata de Brasil, muitos gestores públicos não se acertaram e agora estão lançando um pacote de desculpas para acobertarem o que não foi feito. Muitos pedem o prolongamento dos prazos para cumprimento das obrigações, outros dizem que falta dinheiro para implantar tais ações, mas sequer sabem os incentivos que a Lei propõe para o desenvolvimento de tais práticas.
Os responsáveis por verificar se a Lei esta sendo cumprida prometem não mudar os prazos, que já foi muito longo, 4 anos de adaptação, os municípios precisam enxergar a Política como uma forma de se desenvolver, gerar renda, emprego, desenvolvimento sócio econômico e além de tudo colaborarem para o futuro em que os netos, filhos e familiares irão viver. Esperamos que a cobrança seja enérgica e que tudo seja cumprido em seus conformes, sem desculpas e enrolação, como já é de se esperar do setor público brasileiro, que comparado com o privado esta bastante atrasado, pois muitas empresas já buscam soluções sustentáveis para seus resíduos, além de já terem elaborado o plano de gerenciamento deles.
![]() |
Politica Nacional de Resíduos Sólidos- Lei N° 12.305/2010 |
A Rozus busca conscientizar o máximo de habitantes onde atua, que são os condomínios, atingindo os diretamente com práticas sustentáveis dentro de suas casas, para posteriormente espalharem esse hábito no trabalho, na empresa e no máximo de lugares possíveis. O primeiro passo é a conscientização e posteriormente irão enxergar as vantagens que a Lei pode oferecer para melhorar o dia-dia e cuidar de nosso planeta. Confiamos na Lei e sabemos que ela será cumprida e que as as desculpas serão deixadas de lado.
#PNRS #sem #desculpas
Nenhum comentário:
Postar um comentário