Vamos comentar hoje sobre uma solução prática de destinação dos resíduos orgânicos gerados nos condomínios residenciais.
Os resíduos orgânicos são restos de alimento e compõem a maior parte do "lixo" domiciliar, são coletados pelo serviço da Prefeitura do Município e destinados na maioria das vezes para o Aterro Sanitário mais próximo para reduzir os gastos. Como muitas prefeituras não enxergam o potencial reciclável do resíduo orgânico, acabam desperdiçando essa matéria prima extremamente rica, destinando-os aos aterros sanitários que estão sobrecarregados.
![]() |
Uma simples explicação sobre compostagem! |
Os condomínios podem mudar esse destino através da compostagem dos resíduos orgânicos, que é um conjunto de técnicas utilizadas para acelerar a decomposição de materiais orgânicos e quando finalizado todo processo, obtêm-se uma matéria rica em substancias húmicas e minerais nutritivos. Depende unica e exclusivamente do condomínio para que isso seja colocado em prática, não requer muito tempo e nem muito investimento e de retorno você terá adubo orgânico, que poderá ser utilizado para os serviços internos de jardinagem, reduzindo seus custos com esse tipo de matéria prima. Se o condomínio não tiver interesse pelo menos pode certificar-se de que estão destinando corretamente o resíduo e que ele será reutilizado.
![]() |
Ciclo do resíduo orgânico |
Em São Paulo esta prática já esta se tornando uma política publica e isso ajuda a disseminar mais ainda essa ação, além de conscientizar um numero maior de pessoas e descarregar os aterros sanitários. Existem muitas vantagens com esse processo e algumas são : geração de renda, geração de empregos, desenvolvimento sustentável e a cooperação ambiental. No Brasil existem muitas usinas de compostagem, porém a maioria esta inoperante, esperamos que com a Política Nacional de Resíduos Sólidos todas voltem a funcionar para confirmar as vantagens citadas acima.
Segue o link sobre o Projeto " Composta São Paulo "
Nenhum comentário:
Postar um comentário