Muitos municípios não cumpriram o prazo nem as exigências impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, portanto os problemas com o lixo urbano tendem a piorar caso esse planejamento não seja feito e executado. O governo precisa ser enérgico no cumprimento da lei e procurar se alinhar com as cidades para que eles enxerguem as oportunidades e os incentivos que a lei traz.
As cidades enfrentam grandes problemas com o lixo urbano devido a não elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos que é documento que norteia todas as ações do município em relação ao "lixo" como, conscientização ambiental, coleta seletiva, transporte, logística reversa e principalmente a definição do investimento necessário para que tudo isso venha à tona.
![]() |
Acúmulo de sacos de lixo em cidade da RMC |
Alguns municípios já enfrentaram ou enfrentam os problemas causados pelo não planejamento e mal gerenciamento dos resíduos o que implica diretamente na contração de dividas com as empresas coletoras e os aterros sanitários. Essas empresas acabam cessando seus serviços até que o pagamento seja regularizado, com isso os sacos de lixo vão se acumulando nas esquinas e calçadas da cidade como as reclamações dos populares, que além do acúmulo também questionam o mal cheiro.
As prefeituras precisam enxergar esse problema atual para oferecerem um futuro melhor aos moradores e a própria cidade, buscando atingir o desenvolvimento sustentável e se tornar referência nacional, incentivando aqueles que ainda não aderiram essas práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário