terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Compostagem dentro dos condomínios!

Boa tarde!

No ultimo post da nossa fan page do Facebook mostramos que a compostagem é uma solução fácil e barata para o condomínio, agora vamos nos aprofundar um pouco mais nessa solução.

Nos condomínios residenciais são geradas grandes quantidades de resíduos orgânicos, que são coletados pela prefeitura e destinado aos aterros sanitários mais próximos, que já estão sobrecarregados. O orgânico é responsável por 52% da composição do lixo no Brasil, ou seja, se o condomínio implantar um projeto de compostagem interno estará solucionando 52% dos seus "problemas" com resíduos, contribuindo com o não envio desse orgânico aos aterros sanitários.

Ciclo da matéria orgânica

Para que a compostagem evolua dentro do condomínio os moradores e funcionários precisam estar engajados com a ação, moradores fazendo corretamente a separação entre orgânico e reciclável e os funcionários operando as composteiras. É necessário um trabalho de conscientização e treinamento do pessoal que estará envolvido, principalmente do responsável pela operação da composteira, pois esse ficará a cargo de acompanhar todo o processo, recomendamos que seja um funcionário do condomínio.

Composteira Orgânica
A compostagem é um processo biológico que transforma resíduos orgânicos em um composto que pode ser usado como adubo nas hortas e jardins das dependências do condomínio, esse processo reduz os custos do condomínio, colabora com o meio ambiente e aumenta o prazo de vida dos aterros sanitários. A cidade de São Paulo já esta com um projeto voltado para compostagem chamado Composta São Paulo e já atingiu mais de 2000 residencias.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Dia do Ciclista!

Bom dia!

Hoje dia 19 de agosto comemorasse o Dia do Ciclista aqui no Brasil, o projeto de se ter uma data para os ciclistas surgiu após a morte de um jovem chamado Pedro Davison, que trafegava pelo Eixo Rodoviário do Distrito Federal e foi atingido fatalmente por um carro desgovernado que ao menos parou para prestar ajuda. O motorista fugiu pois estava com sua carteira de habilitação vencida e trafegava em uma via proibida para carros.

É extremamente importante comemorar uma data como essa, pois os ciclistas podem exigir maior respeito no trânsito para que se sintam mais seguros ao trafegar pelas vias carregadas de nosso país, não tornando-se mais uma vitima como o Pedro. O mais legal de tudo isso esta na colaboração que os ciclistas possuem com o meio ambiente, aquele cara que vai e volta de bike do trabalho já esta deixando de emitir uma boa quantia de CO² na atmosfera e se calcularmos essa diminuição na emissão no longo prazo veremos que o ciclista esta fazendo muito bem sua parte.


Os gestores públicos precisam se dedicar mais aos ciclistas e enxergar a importância deles para o desenvolvimento sustentável do município, muitas vezes o poder público elabora planos gigantescos para tornar uma cidade sustentável e não percebe que se for construído vários quilômetros de ciclovia eles já estarão solucionando uma parte da poluição atmosférica da cidade. Imagine quantas pessoas tem vontade de ir trabalhar de bike, ir ao clube, ir a academia ir a qualquer lugar, mas esbarram no medo de se acidentarem, na falta de respeito dos motoristas e na falta de segurança para trafegar, acreditamos que se houvesse um foco em solucionar esse problema, o numero de ciclista aumentaria drasticamente e beneficiaria a todos. 



Com o problema solucionado o governo poderia trabalhar com campanhas que incentivassem a população a ir de bike para seus compromissos, além de ser uma prática sustentável é extremamente saudável e oferece uma melhora na qualidade de vida do praticante, principalmente daqueles que vivem em cidades grandes tomadas pelo trânsito.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Rozus incia seu primeiro trabalho social!

Boa tarde!

A Rozus concretizou uma parceria com a Casa da Criança Aracy, escola da rede publica de Americana, para conscientizar os alunos e os pais para que separem corretamente os recicláveis e destinem para escola. Após o bate papo de conscientização com os pais a Rozus passará a coletar, destinar, comercializar e gerenciar esse material visando que a escola se torne autossustentável e se enquadre na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esses são os primeiros passos, mas queremos elaborar projetos para reutilização e melhor uso da água, eficiência energética e a escola já contava com um projeto de compostagem iniciado pela Diretora Sandra.

Rozus, professoras e pais do alunos participaram do bate papo

A Rozus elaborou junto com a diretora um plano de gerenciamento de recicláveis, além de um projeto para área onde serão destinados os materiais, nesse plano esta detalhado como irá funcionar todos os processos citados no inicio da matéria. Os alunos levaram em suas agendas um folder explicativo indicando como separar corretamento o material, ou seja, o que pode ser descartado como metal, vidro, papel e plástico, com tudo isso visamos facilitar e otimizar a separação para que o projeto atinja o sucesso desejado.

O maior ganho que se tem com um projeto desse é a conscientização das crianças que frequentam a escola sobre a importância que uma ação dessa tem para o futuro deles, temos que plantar a semente ambientalista nessas crianças para que futuramente as colham em forma de energias limpas, atmosfera menos poluída, fim das secas e cidades autossustentáveis. São aproximadamente 200 crianças de 1 a 6 anos, que somadas aos seus pais e irmãos chegam em torno de 500 pessoas envolvidas na ação que tornará a Casa da Criança Aracy uma referência nacional. Esperamos que essas práticas também sejam aplicadas fora da escola, que atinja todo o bairro e envolva maior numero de pessoas possível.

Gostaríamos de parabenizar a escola e a Diretora Sandra pela bela iniciativa!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Agora a PNRS é para valer!

Boa tarde!

No ultimo sábado entrou em vigor a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios tiveram 4 anos para se enquadrarem nas diretrizes da Lei, mas como se trata de Brasil, muitos gestores públicos não se acertaram e agora estão lançando um pacote de desculpas para acobertarem o que não foi feito. Muitos pedem o prolongamento dos prazos para cumprimento das obrigações, outros dizem que falta dinheiro para implantar tais ações, mas sequer sabem os incentivos que a Lei propõe para o desenvolvimento de tais práticas.

Os responsáveis por verificar se a Lei esta sendo cumprida prometem não mudar os prazos, que já foi muito longo, 4 anos de adaptação, os municípios precisam enxergar a Política como uma forma de se desenvolver, gerar renda, emprego, desenvolvimento sócio econômico e além de tudo colaborarem para o futuro em que os netos, filhos e familiares irão viver. Esperamos que a cobrança seja enérgica e que tudo seja cumprido em seus conformes, sem desculpas e enrolação, como já é de se esperar do setor público brasileiro, que comparado com o privado esta bastante atrasado, pois muitas empresas já buscam soluções sustentáveis para seus resíduos, além de já terem elaborado o plano de gerenciamento deles.

Politica Nacional de Resíduos Sólidos- Lei N° 12.305/2010

A Rozus busca conscientizar o máximo de habitantes onde atua, que são os condomínios, atingindo os diretamente com práticas sustentáveis dentro de suas casas, para posteriormente espalharem esse hábito no trabalho, na empresa e no máximo de lugares possíveis. O primeiro passo é a conscientização e posteriormente irão enxergar as vantagens que a Lei pode oferecer para melhorar o dia-dia e cuidar de nosso planeta. Confiamos na Lei e sabemos que ela será cumprida e que as as desculpas serão deixadas de lado.

#PNRS #sem #desculpas