segunda-feira, 30 de junho de 2014

Novo bicicletário será entregue em São Paulo

Bom dia !

Um novo bicicletário publico será inaugurado no Largo da Batata em São Paulo, com capacidade para estacionar 102 bicicletas, além de vestiário e banheiro, para utilizar o local os populares terão que fazer um cadastro. Será disponibilizado também algumas ferramentas para manutenção das bikes e o Projeto Bike Sampa disponibilizará algumas bicicletas no local, que funcionará 24 horas por dia.

Projeto Bicicletário
Após um abaixo-assinado com 23 mil assinaturas, o projeto foi aprovado e um contrato entre Prefeitura e Itáu Unibanco foi assinado, responsabilizando o banco a administrar o local por 36 meses e a Subprefeitura de Pinheiros a fiscalizar os termos contratuais. O espaço será entregue até o final de julho e o usuário poderá fazer o cadastro no local.

O bicicletário ajudará a interligar a estação de metrô Faria Lima com a ciclovia do Rio Pinheiros que quando pronta terá 37 Km de extensão e contará muito para a disseminação desta prática sustentável.

#rozus #bicicletário #bikesampa

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Consciência ambiental dos Japoneses!

Boa tarde!

Como prometido vamos comentar sobre a atitude dos japoneses dentro dos estádios brasileiros, que surpreendeu a todos e repercutiu na imprensa mundial.

No fim da partida entre Japão e Grécia os japoneses nos surpreenderam novamente recolhendo o lixo que foi gerado durante o jogo, facilitando assim o trabalho das equipes de limpeza e mostrando a consciência do povo nipônico para o mundo e principalmente para o brasileiro. No Japão esta ação é extremamente comum, ao fim das partidas os espectadores coletam grande parte do lixo gerado e levam até alguns pontos de coleta que ficam espalhados pelo estádio para facilitar o descarte correto.

Japoneses fazem a coleta do lixo gerado durante partida da Copa
Mas isso não acontece apenas nos estádios japoneses, na capital Tóquio que conta com 13 milhões de habitantes, dificilmente se encontra lixo espalhado pelas ruas e calçadas, claro que se você olhar atentamente irá encontrar alguns restos mínimos, mas como a consciência ambiental do povo é muito avançada, eles enxergam essa ação como uma responsabilidade. Além da consciência, existem punições para o popular que for flagrado descartando lixo nas ruas da capital, e esta lei realmente é cumprida pela administração publica.

Como o Governo Brasileiro não enxergou a Copa do Mundo como uma oportunidade de melhorar a infraestrutura, transporte, educação e saúde do país, nós cidadãos devemos cumprir nossa parte,
analisando boas atitudes estrangeiras como a dos japoneses e tentar replicar em nosso dia a dia, claro que isso precisaria ser moldado para os nossos padrões, mas se não começarmos a pensar diferente sobre o futuro do país e do meio ambiente, nunca sairemos do lugar e seremos um eterno emergente.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Condomínio residencial em Fortaleza é obrigado a contratar coleta

Boa tarde!

A Prefeitura Municipal de Fortaleza obrigou um condomínio residencial composto por 168 apartamentos a contratar um empresa privada para coletar o resíduo gerado internamente. De acordo com o Engenheiro da Diretoria de Resíduos Sólidos, esse apenas um exemplo dos vários condomínios que se enquadram como grandes geradores. Segundo a Secretaria Executiva Regional I e II mais de 170 condomínios foram notificados por gerarem cerca de 50 quilos de lixo por dia.

Os condomínios não podem esperar uma ação da Prefeitura de seus municípios para legalizar e otimizar a questão dos resíduos internamente gerados, por isso a contratação de uma empresa privada para a coleta seria uma solução mais rápida e muito menos burocrática e além disso estarão se precavendo de multas. Existem empresas cobrando preços exorbitantes para prestar esse tipo de serviço, o que acaba inviabilizando um contrato com dos condomínios, que muitas vezes possuem um orçamento bastante apertado.

A Rozus mantém seu foco totalmente voltado para condomínios residenciais e comerciais e busca otimizar todos os processos relacionados aos recicláveis que são gerados internamente, trazendo maior conforto, higiene, conscientização dos condôminos e evitando principalmente as possíveis multas previstas na Lei 12.305, popularmente conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos.

#rozus #grandesgeradores #condomínios #residencias #comerciais #aquiérozus

terça-feira, 10 de junho de 2014

A Destinação dos resíduos de condomínio

Boa tarde!

Os condomínios residenciais possuem duas ótimas opções de destinação para os resíduos que são gerados internamente, são elas: Cooperativa de Reciclagem ou Comerciantes de Material.

Cooperativa de Reciclagem

Caso o condomínio destine seus recicláveis para as cooperativas ele estará colaborando com o desenvolvimento social de sua cidade, pois será gerado mais empregos, renda e desenvolvimento do bairro onde a cooperativa estiver instalada, com esses incentivos o cooperado se motivará a crescer profissionalmente e pessoalmente e quem sabe se tornar um empreendedor do setor.

Comércio de Recicláveis

Caso o condomínio prefira destinar seus resíduos a um comerciante ele terá o benefício financeiro, alguns condomínios já praticam essa ação que pode ajudar a abater alguns custos mensais. O problema é que não é aceito qualquer tipo de reciclável, eles precisam estar em boas condições e separados para que a compra seja efetuada.

Indicação Rozus

Caso nosso cliente não possua um destino ainda, nós indicamos a cooperativa, pois queremos estimular e dar a oportunidade desse setor se desenvolver profissionalmente para atingirem seus objetivos e o desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente


Bom dia!

Hoje dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, as comemorações iniciaram-se em 1972 visando estimular a população mundial e os governos a preservarem e protegerem o meio ambiente e também expor os perigos que podem ocorrer caso essas ações sejam deixadas de lado.

Esta data foi escolhida devido a 1° Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente ter iniciado-se em Estocolmo no dia 05 de junho de 1972, a Conferência durou 16 dias e estabeleceu metas ambientais mundiais. No dia da comemoração as Nações Unidas lança um tema para ser debatido, para que novas idéias de preservação, proteção e conscientização sejam criadas.

Tema de 2014

" O Planeta Terra é a ilha compartilhada por todos nós. Devemos nos unir para protegê-la"

A cidade de Americana esta realizando a Semana do Meio Ambiente, que é um grande movimento de conscientização da população, muitas ações ocorrem nas escolas para que os alunos já se habituem com as questões ambientais. A semana conta ainda com  palestras sobre diversos temas, exposições e inclui até inspeção veicular grátis na principal avenida de Americana.

Esta data é bastante importante, mas precisa ser mais divulgada pelos meios de comunicação, principalmente aqueles ligados ao meio ambiente, muitas pessoas nem imaginam a existência desta data. As ações precisam ganhar mais força para atingir as metas desejadas e para isso devemos entrelaçar uma ótima comunicação com ótimas ações ambientais.

#semanadomeioambiente #diadomeioambiente #comemoração #conscientização

Link da Semana de Meio Ambiente de Americana

https://www.facebook.com/events/596282537153454/?ref_dashboard_filter=upcoming

terça-feira, 3 de junho de 2014

Condomínios e a Politica Nacional

Boa tarde!

Com a Política Nacional de Resíduos á vista, os condomínios residências precisam se acelerar para se enquadrarem nas exigências postas pela Lei, pois são considerados grandes geradores, mas é claro que ainda falta muita informação aos síndicos e moradores, sobre como vai funcionar essa política e quais serão as obrigações dos condomínios. Muitos já fazem a separação do material visando facilitar o trabalho do coletor e separador, além de tudo contribuem para higiene do condomínio.

Existem dois problemas que afetam esse tipo de gerador, um deles é a falta de interesse do morador em separar os materiais antes de depositá-lo na área destinada, o que acaba dificultando o trabalho posterior, o outro problema é exatamente o serviço de coleta, que é extremamente falho, o coletor não tem hora nem dia certo para recolher e muitas vezes ficam inúmeros dias sem aparecer, prejudicando a higiene do condomínio. 



Para solucionar o problema com os moradores basta conversar, informar, mostrar as vantagens e quando a maioria estiver conscientizada, os próprios cobrarão o infrator, já na questão coletor, precisa-se de profissionalização, otimização de serviços e compromisso com o cliente, caso não haja isso melhor contratar outro profissional.


O foco da Rozus Gestão de Recicláveis são os condomínios, prestamos todo este serviço de conscientização, projeto de gestão de resíduos, modernização da área destinada aos resíduos, coleta e feedback mensal sobre o que foi gerado e para onde foi, fazendo com que o condomínio se enquadre em todas as exigências da lei e contribua para desenvolvimento sustentável da cidade.