Boa tarde!
Elisandra de Medeiros, chegou a conclusão em sua tese de doutorado na UnB, que era possível desenvolver um tijolo sustentável, através do lodo de tratamento de água, cascas de arroz e cinzas de queima de lenha, mas para identificar os materiais foi feita uma pesquisa, baseada na qualidade deles.
Os resíduos precisavam ser coletados em regiões próximas ao Distrito Federal, para que o projeto se tornasse viável, quando identificados, a pesquisadora os coletou, analisou e conclui que 25% desses materiais, poderiam ser misturados com água e argila, para que ficassem resistentes. A pesquisadora destaca a vantagem de se reaproveitar os materiais e comenta, que o preço desses tijolos podem ser reduzidos a medida que são reutilizados, mas existem outros materiais que podem ser sustentáveis, como pisos e azulejos.
O Brasil precisa de maior incentivo a pesquisas nesse setor, muitos resíduos tem solução, mas elas não são encontradas devido a restrições financeiras, burocracias impostas pelo Governo, que dificultam o crescimento sustentável e retardam a evolução do país, o Governo tem que enxergar esse setor como uma oportunidade e fiscaliza-lo constantemente, para que os objetivos sejam alcançados.
#sustentabilidade #incentivo #desenvolvimento
Parabéns! Orgulho de ver seu envolvimento com o sustento do nosso meio ambiente, tenho certeza que você vai alcançar todos os seus objetivos, por causa do seu potencial e sua persistência.
ResponderExcluirSandra Guimarães (Pedagoga)