segunda-feira, 31 de março de 2014

A Hora do Planeta em Americana!

Boa noite!

No ultimo sábado, Americana também participou da Hora do Planeta, o movimento foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Juventude e as 20h e 30 minutos, foram apagadas as luzes de um trecho da principal avenida da cidade, a Brasil, onde também fica localizada a Secretaria de Meio Ambiente, que é comandada pelo Secretário Odair Dias do PV.


Durante a uma hora em que as luzes estiveram apagadas, ocorreram algumas ações de entretenimento na própria secretaria, envolvendo um coral musical, distribuição de pulseiras neon, conscientização dos motoristas que aguardavam no sinal e algumas outras atividades de educação ambiental. O Deputado Estadual Chico Sardelli(PV) e a Rozus Gestão de Recicláveis, também marcaram presença e bateram um papo com o pessoal que estava por lá.

Essa atitude visa educar os moradores sobre a importância da sustentabilidade, consumo consciente e meio ambiente, e creio que deveriam ocorrer mais ações como essa todo mês, para que consigamos atingir um numero maior de moradores e de idades. Se Americana se dedicar ainda mais as questões ambientais, como resíduos, coleta seletiva, reciclagem, gerenciamento de resíduos, eficiência energética, gestão de recursos hídricos e muitas outras atitudes que podem ser desenvolvidas, ela se tornará um modelo nacional, para que outras cidades também comecem a desenvolver trabalhos e projetos voltados ao meio ambiente.

#horadoplaneta  #wwf  #useoseupoder #rozus #gestaodereciclaveis

sexta-feira, 28 de março de 2014

Identificando uma contaminação de solo!

Boa tarde!

Ficamos sem postar alguns dias, devido a participação em um curso em São Paulo, mas estamos de volta com muitas noticias.

Antes do inicio das obras, é obrigatório fazer uma análise do solo, não só apenas para identificar alguma contaminação, mas para descobrir a composição daquele solo e outras informações, hoje vamos falar sobre a parte de contaminação.

1° Passo
Técnicos da CETESB e da Secretaria de Meio Ambiente, fazem um levantamento histórico da área que será investigada, verificando as possibilidades de contaminação

2° Passo
A partir dessa avaliação, os técnicos determinam pontos da área para realização de sondagens, perfuração do solo para análises químicas e biológicas.

3° Passo
Com os equipamentos apropriados para perfuração, os técnicos realizam a coleta de amostras em diferentes pontos do terreno e profundidades.

4° Passo
As diferentes camadas de solo coletadas são reorganizadas em tubos de amostragem e levadas aos laboratórios para análise.

5° Passo
A contaminação é identificada quando se constata a presença de elementos nocivos, como os metais pesados e dioxinas em nível maior do que o estabelecido pela legislação vigente.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Soluções para o Rio Pinheiros.


Boa tarde!

Foi comemorado o Dia Mundial da Água, e o Brasil não teve muito o que comemorar, devido a situação dos reservatórios de água do país, principalmente o da Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de habitantes. Mas entre tantas noticias negativas, uma é bastante positiva, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, divulgou o resultado de alguns testes feitos no Rio Pinheiros, para encontrar uma solução tecnológica para limpeza de suas águas.

Os testes foram feitos entre o Governo e a ONG Águas Claras do Rio Pinheiros e foi constatado que seis tecnologias podem ser aplicadas para despoluição, mas não serão suficientes para sanar todos os problemas. As tecnologias oferecem a redução de odor e espuma, melhoram o oxigênio da água e reduzem a quantidade de resíduos.

O Governo irá optar por uma ou mais tecnologias, que encaixem no orçamento do Plano de Despoluição do Rios de São Paulo, mas o inicio de todo esse processo não possui uma data.

terça-feira, 18 de março de 2014

A criação dos tijolos sustentáveis!

Boa tarde!

Elisandra de Medeiros, chegou a conclusão em sua tese de doutorado na UnB, que era possível desenvolver um tijolo sustentável, através do lodo de tratamento de água, cascas de arroz e cinzas de queima de lenha, mas para identificar os materiais foi feita uma pesquisa, baseada na qualidade deles.

Os resíduos precisavam ser coletados em regiões próximas ao Distrito Federal, para que o projeto se tornasse viável, quando identificados, a pesquisadora os coletou, analisou e conclui que 25% desses materiais, poderiam ser misturados com água e argila, para que ficassem resistentes. A pesquisadora destaca a vantagem de se reaproveitar os materiais e comenta, que o preço desses tijolos podem ser reduzidos a medida que são reutilizados, mas existem outros materiais que podem ser sustentáveis, como pisos e azulejos.

O Brasil precisa de maior incentivo a pesquisas nesse setor, muitos resíduos tem solução, mas elas não são encontradas devido a restrições financeiras, burocracias impostas pelo Governo, que dificultam o crescimento sustentável e retardam a evolução do país, o Governo tem que enxergar esse setor como uma oportunidade e fiscaliza-lo constantemente, para que os objetivos sejam alcançados.

#sustentabilidade #incentivo #desenvolvimento

sexta-feira, 14 de março de 2014

Como a Rozus irá ajudar as empresas

Boa tarde!

Hoje vamos falar um pouco sobre um serviço muito interessante que prestamos, chamado Monitoramento de Movimentação Mensal de Resíduos.

Baseada na análise dos resíduos gerados pelo cliente, desenvolvemos esse monitoramento, que busca auxiliar a empresa na tomada de decisões relacionadas aos resíduos, se alinhar com o órgão responsável pela fiscalização e com seu PGRS. O monitoramento é mensal, e o cliente pode acessar a qualquer momento as informações que estão sendo coletadas durante o mês.


O serviço envolve algumas informações muito importantes para realização de todos os objetivos do plano e para análise do governo, são citados dados como: Quantidade gerada, qual material foi gerado com descrição, quem recolheu, destinos parciais e finais, documentações de todas as partes envolvidas, análise e dicas.

Já estamos com um projeto piloto, que esta indo muito bem, agora é apenas esperar maior pressão do Governo, para que as empresas comecem a se preocupar mais com seus resíduos e os tratem corretamente.

Legenda
PGRS: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Contato
www.gestaodereciclaveis.com.br
(19) 99226-4242

#rozus #gestaodereciclaveis #meioambiente

terça-feira, 11 de março de 2014

A difícil missão do setor de resíduos!

Bom dia!

O setor de reciclagem tende a crescer daqui para frente, mas como se trata de Brasil tudo demora e é muito burocrático, muitas tecnologias para reciclagem já existem, mas precisam de incentivos para evoluírem no país, que visa apenas lucros "pessoais", ao invés de visar um lucro para a nação. A reciclagem de qualquer resíduo traz enormes resultados positivos para a sociedade, economia e principalmente o meio ambiente, que é o mais afetado de todos esses quesitos.

A Lei 12.305 surgiu também, para auxiliar e regularizar o crescimento do setor de reciclagem, ela possui ótimos artigos, fazendo com que ela se torne bastante atuante e completa, mas existe um porém, o Ministério do Meio Ambiente junto com os órgãos ambientais dos municípios, precisam definir políticas e diretrizes gerais objetivas e tangíveis, para que a Lei realmente entre em ação, e comece a punir aqueles que não a cumprem, só assim irá haver interesse pela regularização.

Quando a Lei for vista como uma oportunidade de evolução para o país, as ações mudarão, até mesmo dos órgãos públicos, que enxergarão o lucro que o setor de reciclagem e resíduos poderá disponibilizar e consequentemente irão incentiva-los, pois também vão querer uma fatia.

sexta-feira, 7 de março de 2014

A Sustentabilidade no futuro

Boa tarde!

Em um futuro próximo estaremos construindo casas inteligentes, que terão suas próprias placas de energia solar e suas hélices de energia eólica no quintal, e recarregaremos nossos carros com nossa energia. Nossos restos de comida irão para compostagem, todas as embalagens serão retornáveis, o desperdício irá reduzir significativamente, tornando nosso planeta auto-sustentável.


Os processos de reciclagem tendem a evoluir cada vez mais, pois eles estão totalmente conectados com o desenvolvimento da tecnologia, muitos resíduos que hoje não são reaproveitados, no futuro serão e desencadearão um novo mercado, um novo negócio, uma nova oportunidade, ou seja, uma chance de evolução para a sociedade.

O futuro sustentável esta chegando, e com ele aparecem as vantagens econômicas, sociais e ambientais, que promoverão a paz entre os seres humanos e o planeta.

#sustentabilidade #futuro #planetalimpo