quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Projetos sobre energia solar tramitam no Senado!

Boa tarde!

Como combinado, vamos falar um pouco sobre alguns projetos relacionados a  energia solar, que estão tramitando no senado. De fato existem, 40 projetos, que são considerados sobreviventes, pois desde 2001, foram entregues mais de 180 projetos, muitos desses foram arquivados, ou o solicitante não deu continuidade devido a burocracia.

Para um projeto de energia solar, ser aprovado, primeiramente o solicitante necessita de um padrinho, ou seja, alguém que tenha influência no senado ou fora do senado, isso viabilizaria a aprovação, posteriormente o projeto teria que engajar outros políticos, para ganhar força. Caso nenhuma dessas ações se concretize, o projeto será encaminhado de maneira mais lenta, pois os mais interessantes serão solucionados primeiramente. O assunto energia solar ganhou corpo no meio publico, político e empresarial ultimamente, mas não conseguiu se alinhar com a maioria que compõe o parlamento.

Um projeto bastante interessante é o do Senador Marcelo Crivella, que apenas manda dar prioridade para o uso de energia solar térmica (aquecimento), e talvez, elétrica, nos edifícios financiados pelos Sistema Financeiro da Habitação.

A energia solar, é muito importante para o país, além de ser uma fonte limpa e alternativa, ela pode gerar redução custos, empregos e consequentemente renda, o que ajudaria no desenvolvimento das comunidades que cercariam esta usina.

#vamosaprovar #energiasolar #futuro

Abaixo segue uma tabela com a relação de alguns outros projetos, ela não esta em boa qualidade, desculpem - nos.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Neutralize seu evento como a BRF Foods

Boa tarde!

A BRF Foods, detentora das marcas Sadia, Perdigão, Batavo e outras, em parceria com a Consultoria Eccaplan, tiveram a iniciativa de neutralizar o evento de final de ano realizado pela BRF. Cerca de 92% dos resíduos gerados no evento, foram destinados a reciclagem e a compostagem.

Foram coletados 333 kg de resíduos, sendo que 48% deste montante eram compostos por resíduos orgânicos. Os responsáveis pelo recebimento desse material, foram, a Rede de Cooperativas de São Paulo, que recebeu todo material sólido, a ONG Trevo da Mooca, que recebeu 29 kg de óleo de cozinha e a ONG Cidade sem fome, que recebeu 193 kg de adubo, que foram processados pela Horizonte Fertilizantes.

A parceria vem sendo feita desde 2011, e tende a ser duradoura, pois segunda funcionária da BRF, é extremamente importante, que a destinação correta vá além do que é gerado pela operação, atingindo até as ações institucionais realizadas pela empresa.

Este exemplo da BRF, deve ser seguido por outras grandes empresas nacionais e internacionais, pois todas realizam eventos institucionais durante o ano e acabam emitindo o CO², a neutralização desses eventos é uma ótima solução.

#neutralizar #reciclagem #compostagem

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O Artigo das oportunidades

Boa tarde!

Hoje vamos comentar um pouco sobre o Artigo 42 da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, este artigo descreve as inúmeras possibilidades de investimento que os municípios tem acesso, caso cumpram seus planos de gerenciamento. O poder público poderá instituir algumas linhas de financiamento para atender iniciativas que colaborem com lei, são elas:

- Prevenção e redução na geração de resíduos sólidos no processo produtivo.
- Desenvolvimento de produtos que causem menos impacto ao ambiente e a saúde humana
- Implantação de infraestrutura física e equipamentos, para criação de cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis, visando geração de empregos.
- Estruturação da coleta seletiva e da logística reversa
- Descontaminação de áreas contaminadas
- Pesquisas voltadas a tecnologias limpas

As instituições financeiras poderão estabelecer critérios diferenciados para concessão de crédito aos municípios ou empresas, que procurarem investir em alguma das iniciativas citadas acima.

Este artigo deixa bem claro as oportunidades que existem, para empreendedores e investidores do setor, até mesmo empresas consolidadas no mercado podem estar investindo, criando novas frentes de negócio e se tornando mais competitiva.

#pnrs #empreendedorismo #vamosbrasil



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Os condomínios residenciais e a nova Lei de Resíduos

Boa tarde!

Para os que achavam que os condomínios residenciais não seriam afetados pela Lei, estão muito enganados. A lei obriga os moradores a fazerem a separação correta dos recicláveis, para facilitar a coleta seletiva do município, que também precisa cumprir as determinações da lei. 

Podemos perceber que existe uma responsabilidade compartilhada, pois os condomínios precisam cumprir sua parte para cooperar com a coleta seletiva, e vice-versa, caso não haja essa cooperação uma das partes pode ser multada, no caso do condomínio a multa é menor,sendo de R$ 50 a R$ 500, já para o município não é tão barato assim.


Primeiramente os síndicos deverão fazer um trabalho de conscientização dentro dos condomínios, não é apenas aplicar multas aos que não cumprirem o determinado, muitos moradores não sabem separar corretamente seus recicláveis e sequer sabem sobre a existência dessa lei e de seus benefícios, por isso a necessidade de um trabalho educativo.

Com este trabalho feito dentro dos condomínios, os moradores podem disseminar essa prática em outros lugares que frequentam, como o trabalho, academia ou clube, fazendo com que um numero maior de pessoas se conscientize sobre essa prática
.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A maior usina solar do mundo!



Ivanpah! A maior usina solar do mundo



Boa tarde!

A Ivanpah Solar Electric Generation System, que é fruto de um investimento feito pela NGR Energy, BrightSource Energy e o famoso Google, começou a gerar seus primeiros megawatts de energia, que daqui pra frente serão suficientes para abastecer 140 mil casas na Califórnia.  

O titulo de maior do mundo veio, devido a sua capacidade de produção bruta, que é de 392 megawatts de energia em um área de 13 km², superando assim a Shams 1, que esta localizada em Abu Dhabi e produz cerca de 100 megawatts de energia.

Assim que os municípios começarem a utilizar essa energia limpa, deixaram de gerar 400 mil toneladas métricas de CO² por ano, o que é equivalente a retirar 72 mil carros de circulação.

Esperamos que o Brasil tome os mesmos rumos em relação a energias renováveis, e para quem estiver interessado em investir nesta área, esta ai uma boa opção, claro que não necessita ser nas devidas proporções, mas independente do tamanho, já estará contribuindo positivamente com o meio ambiente.

#energiasolar #energialimpa #menosCo²


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Energia Eólica na Dinamarca sustenta 55% do país

Boa tarde!


A Dinamarca obteve uma ótima conquista em seu setor de energia eólica, no mês de dezembro os ventos foram responsáveis em abastecer 55% do país, sendo considerada a maior porcentagem já atingida, a confirmação veio da operadora Energinet.dk.



Durante o mês houverem picos maiores do que 55%, como no dia primeiro de dezembro, que os ventos foram responsáveis por suprir todas as necessidades energéticas dinamarquesas.




O país possui planos ambiciosos para o setor, querendo manter os 55% todo mês, e em 2050 almeja obter 100% de energia proveniente de fontes limpas.



Segundo o site WindPowerMonthly, o registro foi conseguido através da instalação de mais parques eólicos no ano de 2013.



#rozus #energialimpa #futuro #vamobrasil



Confira a matéria original no link 

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/pela-primeira-vez-eolica-abastece-metade-da-dinamarca

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Falta de informação dos empresário e gestores públicos sobre a PNRS

Rozus Gestão de Recicláveis
                                                                              Boa tarde!
  
Este ano tende a ser cheio de conquistas para o setor de resíduos sólidos no Brasil, devido  Lei 12.305 ou PNRS, que entrará em vigor no dia 2 de agosto de 2014 e irá regularizar e controlar as ações das empresas e municípios quando o assunto em pauta for resíduos sólidos, mas muitos ainda não estão informados sobre esta lei e se quer cumpriram suas exigências iniciais, que era a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e um estudo detalhado sobre os resíduos. Como é um tema que a Rozus esta totalmente por dentro, analisamos que os órgãos públicos teriam que ser mais prestativos, na questão de oferecimento de informações e solução de duvidas.

Através de palestras, cursos, workshop e ações voltadas a conscientização, a Lei seria melhor compreendida e atingiria um numero maior de empresários e gestores públicos, atingindo esse pessoal, poderia se mostrar como o setor funcionará a partir do dia 2 de agosto, além de expor as vantagens que a PNRS traz com ela, ou seja, comentar sobre o incentivo fiscal, maior acesso a crédito,  aumento na chance de fechar contratos com multinacionais que exigem responsabilidade ambiental e por ai vão muitas outras.

A Rozus faz tudo isso para você!

Estudo Gravimétrico do Resíduos
Plano de gerenciamento de resíduos
Monitoramento mensal das movimentações de resíduos
Otimiza os processos logísticos relacionado ao setor de resíduos

#lei12.305 #vamobrasil #resíduos #reciclagem #rozus