Boa tarde !!
Vamos comentar um pouco sobre uma matéria, que saiu hoje no site da Exame, ela fala sobre os falsos produtos e serviços sustentáveis que são oferecidos no mercado e como você pode proceder para identificar essas falsidades.
Existe um termo para identificar essas irregularidades, conhecido como Greenwashing, pensando nisso a TerraChoice elaborou uma lista com seis regras, para os consumidores não serem enganados.
São elas:
1 - O custo ambiental camuflado
Ocorre quando uma empresa resolve um problema ambiental, mas acaba gerando outro problema, ou acaba deixando de lado grandes problemas ambientais que possui, focando-se apenas nos de pequeno impacto.
Ex: Uma empresa que diz reaproveitar a água da chuva para lavagens, mas é uma grande poluidora do ar.
2 - A falta de prova
As empresas realmente até reconhecem seus impactos ambientais, mas isso não fica bastante claro para o consumidor, que não possui nenhuma prova ou certificação sobre os procedimentos feitos pela a empresa e quanto a ação preventiva dela ajuda na recuperação do meio ambiente.
Ex: Reduzimos nossa taxa de emissão de gases efeito estufa em 20.000 toneladas, o que isso realmente significa ao meio ambiente e ao cliente?
3 - Incerteza
O uso de termos como verde, natural e outros, são bastante vagos, necessitam de explicações para comprovarem esses termos. Explicando o porque do verde e do natural.
4 - Culto a falsos rótulos
Empresas e marketeiros desenvolvem rótulos afirmando a certificação verde daquele produto, mas não possuem nenhum selo feito por entidades reconhecidas, apenas um selo de certificação da própria empresa não é o suficiente.
5 - Irrelevância
Alguns rótulos trazem afirmações sobre problemas ambientais, mas deve ser bem analisado pois aquele problema é proibido por lei, o que torna essa afirmação irrelevante.
6 - O menor de dois males
O menor deles é quando uma empresa classifica um produto como verde, sendo que ele não traz nenhum benefício ambiental, já o outro é quando a empresa faz alegações ambientais falsas, que não são verificáveis por uma terceira parte.
Segue o site da responsável pela elaboração da lista www.sinsofgreenwashing.org
Espero que consigam identificar esses problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário