segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Como identificar os falsos produtos sustentáveis?

Boa tarde !!

Vamos comentar um pouco sobre uma matéria, que saiu hoje no site da Exame, ela fala sobre os falsos produtos e serviços sustentáveis que são oferecidos no mercado e como você pode proceder para identificar essas falsidades.

Existe um termo para identificar essas irregularidades, conhecido como Greenwashing, pensando nisso a TerraChoice elaborou uma lista com seis regras, para os consumidores não serem enganados.

São elas:

1 - O custo ambiental camuflado

Ocorre quando uma empresa resolve um problema ambiental, mas acaba gerando outro problema, ou acaba deixando de lado grandes problemas ambientais que possui, focando-se apenas nos de pequeno impacto.

Ex: Uma empresa que diz reaproveitar a água da chuva para lavagens, mas é uma grande poluidora do ar.

2 - A falta de prova

As empresas realmente até reconhecem seus impactos ambientais, mas isso não fica bastante claro para o consumidor, que não possui nenhuma prova ou certificação sobre os procedimentos feitos pela a empresa e quanto a ação preventiva dela ajuda na recuperação do meio ambiente.

Ex: Reduzimos nossa taxa de emissão de gases efeito estufa em 20.000 toneladas, o que isso realmente significa ao meio ambiente e ao cliente?

3 - Incerteza

O uso de termos como verde, natural e outros, são bastante vagos, necessitam de explicações para comprovarem esses termos. Explicando o porque do verde e do natural.

4 - Culto a falsos rótulos

Empresas e marketeiros desenvolvem rótulos afirmando a certificação verde daquele produto, mas não possuem nenhum selo feito por entidades reconhecidas, apenas um selo de certificação da própria empresa não é o suficiente.

5 - Irrelevância

Alguns rótulos trazem afirmações sobre problemas ambientais, mas deve ser bem analisado pois aquele problema é proibido por lei, o que torna essa afirmação irrelevante.

6 - O menor de dois males

O menor deles é quando uma empresa classifica um produto como verde, sendo que ele não traz nenhum benefício ambiental, já o outro é quando a empresa faz alegações ambientais falsas, que não são verificáveis por uma terceira parte.

Segue o site da responsável pela elaboração da lista www.sinsofgreenwashing.org

Espero que consigam identificar esses problemas.




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